segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Golf GTI Design Vision traz referências para futuras gerações


Golf GTI Design Vision é um modelo conceitual desenvolvido pelos engenheiros e designers da Volkswagen para a apresentação no festival Wörthersee de 2013, realizado na Áustria no verão europeu. O carro conta com um motor de quase 500 cavalos capaz de acelerá-lo de 0 a 100 Km/h em 3,9 segundos, e que transfere sua potência para o asfalto por meio de um sistema de tração integral nas quatro rodas.


Volkswagen não revelou o quanto o carro pesa, mas ele é revestido principalmente de painéis de plástico, e tem os bancos traseiros removidos, uma cabine sem nenhum das sutilezas presentes no modelo de produção, como isolamento térmico acústico.


Sob o capô, no lugar do 2.0L turbo de quatro cilindros do GTI convencional, o Golf GTI Design Vision conta com um 3.0L bi-turbo VR6, que produz 496 cavalos @ 6500rpm e torque máximo de 55,9 Kgfm disponível entre 4000 e 6000 RPM, distribuídos para as rodas dianteiras e traseiras através de uma caixa de transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades, além do sistema de tração integral Haldex encontrado no VW Golf 4Motion .



Esse mesmo motor será aplicado à versão de produção do CrossBlue, porém não tão escandalosamente ajustado para esse nível de potência. Versões futuras do Passat também contarão com tal motor.

Dinâmica

A Volkswagen salienta que o Golf GTI Design Vision é um carro de apresentação e não foi ajustado para a condução dinâmica perfeita. Entretanto, em testes que tem sido conduzidos pelas revistas especializadas, ele se mostrou capaz de tirar sorrisos dos pilotos.


No que respeita ao estilo, ele é estonteante. Segundo o projetista do carro, ele traz fornece referências para as próximas gerações do Golf GTI. As bitolas mais largas e o telo mais baixo dão ao carro um visual muscular e sinistro.


No interior, o Golf GTI conta apenas com os instrumentos essenciais, além de um painel revestido em fibra de carbono e Alcântara. Há um painel de instrumentos LCD TFT, e uma grande tela no console central, que pode ser configurada para mostrar o sistema de navegação ou informações dinâmicas. No lugar dos puxadores de porta interno, há laços de tecido vermelho - similares aos observados nos carros da Porsche Cup.


Por outro lado, indicador de luz e de direção são convencionais, assim como o freio de estacionamento elétrico e ar-condicionado automático de duas zonas - os mesmos do GTI de rua.

Atrás do banco do motorista, onde você normalmente se encontra os assentos traseiros, há uma barra transversão, o que aumentou a rigidez torcional da carroceria.


O volante, equipado com os seletores de trocas do câmbio DSG, apresenta um interruptor e um botão. O interruptor alterna entre três modos de condução - Street, Esport e Pista - que progressivamente endurecem a suspensão e alteram o mapeamento do motor. O outro botão chama o motor VR6 à vida.

Um aspecto do carro que o modo 'Track' não altera é a direção, que é a mesma adotada pelo Golf GTI de produção, sendo bastante leve e considera em desacordo com o desempenho monstruoso desde Golf. Compreensível, porém, uma vez que o Golf GTI Design Vision foi feito para enfeitar os Salões do Automóvel pelo mundo, e não uma pista de corrida.


A quem se destinaria

Se, por algum motivo você é um sujeito que consideraria "anêmico" um Golf GTI de produção, então você é o tipo de pessoa que poderia se acomodar bem em um Golf GTI Design Vision. O problema é que ele não será produzido.

O Golf GTI Design Vision existe apenas para destacar o design e desempenho extremos de carros produzidos com base na plataforma MQB.

O mais próximo deste Super GTI que chegará às ruas é serão algumas de suas marcantes características de projeto que serão incorporados em futuras evoluções do Golf GTI, além do motor V6, que também equipará futuros modelos da VW.


Fonte: Car Blog

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