quinta-feira, 14 de novembro de 2013

31 anos e mais de 1 milhão de unidades produzidas - relembre todas as gerações da Saveiro.


Nessa semana, a VW saveiro chegou à marca de 1 milhão de unidades produzidas, após  mais de 31 anos de história no mercado nacional. Oriunda do Gol, a picape surgiu no intuito de ser rival do Fiat City, derivada do lendário Fiat 147, e logo caiu no gosto do público brasileiro. Hoje, o veículo é o comercial leve com maior número de vendas no país e ainda o quinto mais exportado da Volks do Brasil.


Seu nome tem inspiração em uma embarcação capaz de levar pessoas e cargas, fazendo referência a sua funcionalidade. No início de suas vendas, em 1982, contava com motor 1,6 refrigerado a ar e câmbio manual de 4 marchas, contudo, logo foi modernizada, em 1985, obtendo o arrefecimentodo líquido do motor e câmbio de 5 velocidades


Por cerca de 2 anos (1989-1991) teve opção de motor a diesel, mas essa variação acabou sendo retirada do mercado em virtude da mudança na legislação. Com o advento da popularmente chamada "geração bolinha", em 1997, a Saveiro recebeu injeção eletrônica, melhorando assim os índices de consumo de combustível e emissão de poluentes.


Em 99, passou a contar com a opção de airbags frontais, do mesmo modo como ar-condicionado tornou-se eletivo em todas as versões. A atual geração, lançada em 2009, lançou a cabine estendida na saveiro e passou por uma reestilização neste ano, adotando a mesma identidade visual do Gol.


Das de 1 milhão de unidades produzidas, mais de 170 mil foram para exportação para 62 mercados ao redor do mundo, saindo direto da fábrica de Anchieta em São Bernardo do Campo.


Standard, Trooper e Cross são, atualmente, as versões disponíveis, com opçãode cabine estendida ou simples. O motor é sempre 1.6 8V flex e o câmbio é manual de 5 marchas. Seus principais concorrentes são Fiat Strada (líder de mercado), Chevrolet Montana e o Peugeot 207 Hoggar.

Fonte: Carplace

Nenhum comentário:

Postar um comentário